Aproveitem bem esse espaço de debates!

domingo, 26 de outubro de 2008

Consciência Negra! Será?

“Na luta contra o racismo, o silêncio é omissão”.
Jacques d´Adesky

Estamos nos aproximando de mais um 20 de novembro, data do assassinato de Zumbi, em 1665 e desde 1971, tornou-se também o Dia da Consciência Negra. Infelizmente, ainda é comum nos centro escolares, seja público ou particular, que esta data e o papel do negro sejam lembrados apenas com a proximidade do evento, que para muitas cidades já correponde a um feriado. Mas, já temos ciência que a educação precisa melhorar muito, para representar de fato, uma educação de qualidade. Atrelada à lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade da temática africana e afro brasileira nos currículos escolares, gostaria que vocês, alunos, ou apenas leitores curiosos opinassem acerca do racismo, ou melhor, plagiando uma campanha desenvolvida a alguns anos, ONDE VOCÊ GUARDA SEU RACISMO?


Um Feliz 20 de Novembro para todos!

22 comentários:

Tamires Peixoto disse...

Acho também importante lembrar do ator baiano negro(MÁRIO GUSMÃO), por sinal, o primeiro negro a se formar na escola de teatro da UFBA. Morreu, justamente, no 20 de novembro. Além de um grande artista foi também participante do Movimento Negro.

Não esqueçamos daqueles que abriram as portas para a arte. Isso também caracteriza o racismo.

Anônimo disse...

Para nós o racismo e uma grande idiotiçe porque,nós somos descendentes de negros.
Eu nao guardo o racismo porque,se somos todos negros. Eu nao tenho racismo pelo fato do meu pai ser negro.Antes eu era racista mais hoje nao,hoje em dia eu sei o que é
isso porque ,tem muites faculdedes que tem muitos filhos de papai,que esculhambam os negros.
para os ricos nao existae negro por mais que ele seja,sando rico ele nao é preto.
Mas se for pobre e princilpalmente preto é ai que as pessoas sofrem mais.
não existe racismo só para negros,e sim para pobres também,ou cabelo liso,narisze etc.
Assim eu ia me esquecendo que também tem racismo contra brancos.

COLÉGIO ESTADUAL CENTENARIO
ALUNAS ISLANE E ZENAIDE
7 SÉRIE C

Anônimo disse...

O que acho do racismo?
Hoje!Em pleno XXI ainda existen o racismo,muitas pessoas dizen não ter racismo mais demostran por pessamentoe atitudes.
No Brasil já exeste uma lei contra opreconceito e é considera crime,apesa de muitos seren contra e não respeitarem não só as leis mais as pessoas.
Por mais que a distâcia separe o negro do branco esta no sangue.Cada um de nos temos um lado negro por mais que não aceitamos,temos que respeitar nossas origens.


Colegio:Estadual Centenario
Data:o3/11/08
Alunos:Gilvaniltom e Jainny.
Serie:7 serie c

Anônimo disse...

O racismo é um meio de preconceito que descrimina a pessoa apenas pela diferença de cor de pele, do cabelo ,da cor do olho etc. Oracismo é muito forte no Brasil ,e quem sofre mais com essa descriminação são os negros, ou melhor , as pessoas de cor maisescura , nós brasileiros somos uma mistura .Mas mesmo assim muita gente é vista como ladrão, desonesto por causa de sua cor mais escura, mas são poucos brancos que são descriminados.Racismo é crime e temos que ajudar a combate-lo deixando o racismo de lado.

Unknown disse...

Eu acho gue o racismo è uma besteira porgue todos nos somos iguais por dentro todos nos somos filho de Deus porgue tamto racismo si o futura de todo mundo e a morte. O racismo è muito grande em nosso pais em varios lugares em nosso pais em varios lugares varios empregos os bnegros nao trabalhao o racismo tem em todos os lugares no mundo inteiro. Guardos eu nao guardo você tambem nao pode guarda o seu racismo.

Colegio Centenàrio
Alunos: Fellipe Batistas, Lucilene Santos. Sèrie: 7º C

Anônimo disse...

Racismo é uma forma hipocrita em que as pessoas brancas tem em chamar as pessoas negras.
Muitas pessoas falam que só porque é negro, ele rouba, mata estupra, é traficante, fuma, muitos nem são isso e nem fazem, e já dizem que "há eles são negros, são vagabundos", sendo que eles não sabem que os pleiboizinhos, filhos de papai, só porque são brancos e ricos naõ podem ser traficantes, nada disso, eles podem ser até piores, porque tem muito dinheiro. Já os negros e pobres as vezes não tem o que comer em casa e quando vai comprar algo no supermercado, as pessoas ficam olhando pensando que ele não tem dinheiro para pagar.
Racismo é uma palavra que não existe no meu vocabulário, porque se eu for racista, eles(as) tem o direito de me descriminar porque sou negra, mas sou muito orgulhosa da minha cor.

"EU NÃO GUARDO RACISMO, POIS ELE NÃO EXISTE EM MIM"

COLÉGIO:ESTADUAL CENTENÁRIO

SÉRIE: 7ºC

ALUNA: MAYARA MARÍLLIS

Anônimo disse...

O racismo
O preconceito é uma coisa que nunca poderia exitir por que ninguem é melhor que ninguem a cor não volga nada o que vale é a deguinidade e o respeito e isso poucos respeitam ,hoge em dia em alguns lugares os negros sofrem muito com o preconceito e fica dificil até para achar trabalho é muito dificil na convivencia no dia -a- dia isso poderia acabar e todos viverem sem preconceito cada qual é do geito que é. E nos não guardamos preconceito.

colégio;Centenario;Série;7;Alunos;Fernando,Franciele.

Anônimo disse...

Eu acho uma coisa muito horrível,uma coisa sem minima graça.O racismo hoje em dia é muito falado por pessoas que é branco ou porque tem cabelo liso, eu não tenho racismo, não sou racista, porque eu sou quase negra, não sou negra porque sou morena, com certeza na minha familia não tem racismo.
Muitas pessoas falam "Há ele é negro, é ladrão, e traficante" é isso e aquilo. Já vi e ouvi muitos comentarios sobre adolescentes ou adultos que é branco e rouba, mata e fuma e vai para a cadeia. é infelizmente, o mundo de hoje está de pernas a cabeça, o racismo é tudo isso e muito mais ...

Colegio Centenario
Daniela
7ª serie C

Anônimo disse...

Eu acho uma coisa muito horrível,uma coisa sem minima graça.O racismo hoje em dia é muito falado por pessoas que é branco ou porque tem cabelo liso, eu não tenho racismo, não sou racista, porque eu sou quase negra, não sou negra porque sou morena, com certeza na minha familia não tem racismo.
Muitas pessoas falam "Há ele é negro, é ladrão, e traficante" é isso e aquilo. Já vi e ouvi muitos comentarios sobre adolescentes ou adultos que é branco e rouba, mata e fuma e vai para a cadeia. é infelizmente, o mundo de hoje está de pernas a cabeça, o racismo é tudo isso e muito mais ...

Colegio Centenario
Daniela
7ª serie C

Anônimo disse...

A MINHA OPINIÃO SOBRE O RACISMO É QUEM É RACISTA COM CERTEZA É BURRO,PORQUE MUITAS VEZES O JUIZ OU O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É PRETO MAS COMO TEM DINHEIRO E É DEUMA CLASSE ALTA ELES NÃO TEM PRECONCEITO ,MAS NÓS QUE SOMOS DE CLASSE BAIXA MUITAS PESSOAS OLHA P A NÓS COMO SE FOSSE LADRÃO ,
COLEGIO;CENTENARIO;7SERIE;ALUNA;LUANA.

Unknown disse...

PRIMA QUERIDA, FIQUEI MUITO FELIZ EM CONHECER O SEU BLOG, NÃO SABIA DA SUA EXISTÊNCIA. ADD AOS MEU FAVORITOS VIU!! BJS SUCESSO.

Anônimo disse...

Nós achamos que muitas pessoas são racistas,mas não demostram.Cada dia que passa as pessoas são descriminadas,tanto os negros,quanto os brancos,porque o racismo faz parte do nosso dia-a-dia,então nós achamos que o racismo é praticado em qualquer momento porque as pessoas não falam,mas sentem.

COLÉGIO ESTADUAL CENTENARIO
ALUNOS Tiago, Viviane e Jonilson
1º e 2º B

Anônimo disse...

Eu guardo meu racismo dentro de mim,não vou dizer que eu não tenho racismo para as pessoas,mas dentro de mim eu pratico o racismo,não verbalmente,mas no pensamento acho que pratico o racismo.Não podemos dizer que não temos racismo,isso é mentira,mesmo que seja pouco a intenção de cometer o racismo agente sempre astá cometendo. Colegio:Estadual Centenario
Data:18/11/08
Alunos:Maridalva e Rodrigo
Serie:1e2 B

Anônimo disse...

ZIELZA E JOÉLIA ALUNAS DO 1/2 B EJA DISSE.... SE NASCEMOS DA MESMA MISTURA SEJA QUAL FOR A SUA COR,ENTÃO
PARA QUE O PRECONCEITO.RACISMO É´BURRICE NENHUM TIPO DE RACISMO SE EXPLICA,TÁ NA HORA DE FAZER UMA LAVAGEM CELEBRAL MAS ISSO EU VOU DEIXAR PRA VOCE QUE É RACISTA O PRECONCEITO VEM DO PENSAMENTO DO POVO SEJA POBRE OU RICO TODOS ELES TEM RACISMO UNS COM OS OUTROS NÃO ME LEVE A MAL SÃO UNS BABACAS CARA DE PAU.

luzielza disse...

LUZIELZA E JOÉLIA ALUNAS DO 1/2 B EJA DISSE.... SE NASCEMOS DA MESMA MISTURA SEJA QUAL FOR A SUA COR,ENTÃO
PARA QUE O PRECONCEITO.RACISMO É´BURRICE NENHUM TIPO DE RACISMO SE EXPLICA,TÁ NA HORA DE FAZER UMA LAVAGEM CELEBRAL MAS ISSO EU VOU DEIXAR PRA VOCE QUE É RACISTA O PRECONCEITO VEM DO PENSAMENTO DO POVO SEJA POBRE OU RICO TODOS ELES TEM RACISMO UNS COM OS OUTROS NÃO ME LEVE A MAL SÃO UNS BABACAS CARA DE PAU.

Anônimo disse...

No meu inconsciente,o meu consciente diz que não sou racista ,mas no fundo todos tem um pouco de racismo,só não admite.
O próprio negro é racista porque basta ter uma pele clara,cabelo duro,se sente branco.

Colégio Estadual Centenário
equipe:Samara,Willian,Cremilda,Elde
1º e 2º B

Anônimo disse...

E IMPORTANTE GUARDA-LO NO QUINTAL INTERRADO A 7 PALMOS RASISMO MATA,COM OLHAR UM OLHAR OLHANDO COM RASISMO E TAO AFIADO QUANTO UM PUNHAL.EU PRETO{JA}POBRE COM ROUPAS VELHAS COM PES NO CHAO FOI TIDO COMO LADRAO,em um supermecado aqui na cidade de itaberaba

COLEGIO CENTENARIO ALCILEIDE DA CRUZ OLIVEIRA,MARCELO DA CRUZ OLIVEIRA,NEILTON DE JESUS

Anônimo disse...

ONDE VOCÊ GUARDA O SEU RACISMO? O RACISMO ESTA DENTRO DE TODOS NÓS;SE NÃO FOSSE O RELATO DA NOSSA IGNORANCIA,VIVERIAMOS COM MAIS UNIÃO NA SOCIEDADE.POIS SOMOS MESTIÇOS E DEVEMOS OLHAR OS NOSSOS ANTEPASSADOS. NA SOCIEDADE APRENDEMOS DESDE CRIANÇA QUE O NEGRO É LADRÃO. O PRECONCEITO NÃO EXISTE APENAS COM O NEGRO,TAMBÉM OCORRE COM OS BRANCOS,OU SEJA;OCORRE EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS . BURRO É AQUELE QUE ACHA QUE O RASSISMO NÃO EXISTE. QUE MORRA O PRECONCEITO EM NOSSA RAZÃO SOCIAL...

COLÉGIO ESTADUAL CENTENÁRIO DANIELLE QUEIROZ EDINÓLIA BRASILEIRO LUZIENE PINHEIRO TURMA 1º/2º B

Anônimo disse...

O RACISMO É A TENDÊNCIA DO PENSAMENTO OU DO MODO DE PENSAR EM EM QUE SE DÀ GRANDE IMPORTÂNCIA `NOÇÂO DE EXISTÊNCIA DE RAÇAS HUMANA DISTINTAS E SUPERIORES UMAS ÁS OUTRAS.ONDE EXISTE A CONVICÇÃO DE QUE ALGUMS INDIVIDUOS E SUA RELAÇÂO ENTRE CARACTERISTICAS FISICAS,HEREDITÁRIAS E DETERMINADAS TRAÇOS DE CARÁCTER E INTELIGÊNCIA OU MANIFESTAÇOES CULTURAIS SAO SUPERIOS OATROS.O RACISMO NÃO É UMA TEORIA CIANTIFICA,MAS UM CONJUNTO DE OPINIOES PRÉ-CONCEBIDOS.ONDE A PRINCIPAL FUNÇAO É VALORIZAR AS DIFERENÇAS BIOLÓGICAS ENTRE OS SERES HUMANOS EM QUE ALGUMS ACREDITAM SER SUPERIORES AOS OUTROS DE ACORDO COM SUA MATRIZ RACIAL.

COLÉGIO ESTADUAL CENTENRIO LUANA,JACQUELINE E FABIANA 1/2 B

Anônimo disse...

O QUE É RACISMO?TERIA VARIAS PALAVRAS QUE COMPLICARIAM A RESPOSTA...MAS RACISMO NADA MAS É QUE UM SENTIMENTO QUE NOS DIMINUE,QUE PESSOAS PROJETAM NA GENTE,MAS QUE MUINTAS VESES NÓS FAZEMOS COM NÓS MESMOS,O PRECONCEITO NÃO FAZ DE VITIMA APENAS AQUELAS PESSOAS QUE O RECEBEM,MAS VITIMAS TAMBEM SÃO AS PESSOAS QUE O PRATICAM,POI S EM ALGUMA FASE DA VIDA ALGUEM JÁ PRATICOU RACISMO COM ESTA PESSOA OU A ENSINOU A SER ASSIM E COMO NÓS SABEMOS VIOLENCIA GERALMENTE SÓ GERA VIOLENCIA.(Terror)

Unknown disse...

Durante muito tempo à questão do negro no Brasil só era lembrada na data 13 de maio, dia da assinatura da Lei Áurea, em 1888, abolindo a escravatura.
Normalmente nessa data nas escolas, as crianças negras faziam o papel de escravos e a loirinha se vestia de princesa Isabel, nada era falado sobre a resistência e as lutas dos negros, o destaque era pela ação da princesa Isabel.
Nos anos 70 com o surgimento dos Movimentos Negros, ocorreu a denuncia desse equívoco e distorção. Assim, começou uma luta para que o povo brasileiro lembrasse e conhecesse as lideranças negras e as muitas ações de resistências dos negros africanos através da história.
Um os pontos principais do Movimento Negro da atualidade foi enunciar que o dia 13 de maio não deve ser comemorado enfatizando a passividade do negro diante da ação misericordiosa do branco, afinal, durante a escravidão houve muitos movimentos de luta e resistência em diversas regiões do país. Dessa forma, atualmente os Movimentos Negros atribuem um significado político ao 13 de maio, ou seja, promovem esse dia como o dia Nacional de Luta Contra o Racismo.

Colegio: Estadual Centenàrio
Aluno: Marcos paulo reis dos santos
Sèrie: Primeiro e segundo Turma: A
Turno: Noturno

Tereza disse...

OLá, Érica,

Adorei seu blog. Sua pergunta é instigante e tensiva, nos convida a tarefa do pensar a vida .

bjs