Aproveitem bem esse espaço de debates!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Organizar idéias é o primeiro passo, por SIMONE HARNIK







Você entrega a prova e sai com aquela impressão de que poderia ter explicado melhor a resposta da pergunta três de biologia? Ou de que deveria ter feito uma amarração mais precisa entre os argumentos da redação? Esse tipo de falha tem nome: dificuldade na organização do pensamento. Mas não se preocupe, há como aprimorar a forma de ordenar as informações. "O modo de organizar o pensamento é diferente para cada um. Alguns organizam melhor pensando, outros, falando, e outros, escrevendo", explica a coordenadora do curso de letras da PUC-SP, Mercedes Canha Crescitelli. "Mas o jovem tem de ter consciência de que organizar o pensamento é o momento inicial. Depois, tem de fazer rascunho, trabalhar o texto, trocar a ordem de parágrafos." A aprendizagem da linguagem, das formas de articular informações, acontece, segundo Irene Maluf, psicopedagoga e presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ainda na infância e na adolescência, dos sete aos 12 anos. "Essa é a época em que o organismo vai se inserir no mundo culto, tem energia para o conhecimento, curiosidade, observação. A partir dos 12 anos, o corpo começa a ficar voltado para o desenvolvimento das sensações, da sexualidade, há o crescimento dos seios, os hormônios mudam", explica a psicopedagoga. E é aí que mora o problema: quando a fase de desenvolver a sexualidade está no fim, chegou a hora dos vestibulares. "O corpo não estava voltado para novos conhecimentos com tanta intensidade, então chega ao vestibular depauperado. Se o jovem teve dificuldades de aprendizagem na área da escrita, elas vão transparecer no vestibular", diz Irene. "Se as dificuldades forem trabalhadas, é claro que o jovem vai superá-las. O esforço vale muito na atividade intelectual", pondera. Para Mercedes, além das dificuldades com a língua, um problema que pesa no desempenho é ter o que falar. "As dificuldades com o texto não se restringem a problemas textuais. Acabam envolvendo a falta de conhecimento prévio sobre o tema. É difícil ter alunos com muitas idéias e dificuldade de organizar. O contrário é o que acontece mais, os estudantes têm poucas idéias e não conseguem colocá-las no papel", afirma. Por isso a professora considera que ler jornais e revistas pode ajudar na hora de escrever a redação, por exemplo. "Ter domínio do assunto, discutir na escola ou com amigos é fundamental para organizar idéias. No texto, além dos argumentos, o vestibulando precisa levar em conta os contra-argumentos, fazer a discussão." Mais do que ter conteúdo, numa prova de vestibular o candidato tem de estar ciente de que tem um tema restrito. "Além da ligação entre as informações nos parágrafos e entre parágrafos, o estudante deve se preocupar em ser coerente com o que foi pedido."

11 comentários:

Anônimo disse...

Bem falar do negro é realizar o sonho de saber que eles é que construiram toda a nossa historia. Com sua coragem raça e força para conquistar seu espaço na nossa sociedade corrompida e cheia de tantos préconceitos.
Entender todo este processo é como entender que estou e sou o que sou por eles, partilharem conosco seu sangue e vontade de vencer!

Este é um pensamento dos alunos(a): Marilande, Edineuma e Lucia Telma. 1° e 2° B noturno Escola Centenaria.
Um beijão das Alunas acima citado!

Anônimo disse...

Parece mentira, mais o racismo em mim não existe.Porque é uma coisa que não leva ninguém a lugar algum,e é um préconceito que muitas vezes, estragam as vidas dessas pessoas que sofrem com esse crime.
Por isso devemos respeitar essas pessoas que ajudaram a fazer a fazer esta raça tão banita,que é o Brasileiro.

Fabiano Barros
1°e 2° A
Noturno
Colégio Centenário

Anônimo disse...

Não deveriamos ter racismo,mas como o ser humano é imperfeito ele surge muitas vezes.Por mais que digamos que nao,ele esta guardado em algum lugar dentro de nós.
E com isso por mais que não queremos as vezes nos pegamos fazendo piadas e brincadeiras e dando indiretas racistas.

Colegio Estadual Centenário
alunos:Dilton Bispo,Marilia Moreira,Marli Bispo
Serie:1ºe2ºA

Anônimo disse...

Não guardo esta doença em lugar nenhum, porque doença tem que ser tratada e não guardada.
Preconceito é uma das doenças que mais fere o ser humano porque ela machuca e arrasa.
Não devemos julgar uma pessoa pela cor de sua pele, mas sim pelo seu caráter, hoje 20 de novembro vamos tomar consciência de que somos todos iguais.E você preconceituoso já parou para pensar se nosso Deus tão poderoso for negro, será que você o discriminaria também?
Pare, pense e largue o preconceito vamos viver em harmonia, somos todos iguais.

José Cláudio assunção dos Santos
1°e 2° A Noturno
Colégio Centenário

Unknown disse...

Nós temos racismo dentro de nóis mas não saímos demostrando para as pessoas porque todas as pessoas são racistas mais não sai demostrando por exemplo quando noís vimos uma pessoa passando na rua e começamos a rir agente já está demostrando o nosso racismo.
CONPONENTES: MARCOS VINICIUS SANTOS MACEDO, EDIELSON NACIMENTO DA SILVA, CLEITON DA SILVA CORREIA.

GOLEGIO; ESTADUAL CENTENARIO SERIE:1E2A NOTURNO

Anônimo disse...

Eu não guardo racismo por que preto ou branco não importa a cor eles são gente como a gente.Eu acho que muitas pessoas guardão o racismo em piadas,brincadeiras,musicas no jeito de falar, no jeito de viver.


Colegio Estadual Centenario
Alunos:Alexandre Mascarenhas e Maria Pucina
Serie:1º/2ºA

Anônimo disse...

Eu tenho racismo com algumas pessoas,mas não demostro o meu racismo, fico com ele só pra mim.
Mais o racismo não é nada bom,por que ele machuca muitas pessoas e entre essas pessoas eu fiquei encluida, eu já fui vitíma do racismo e sei o que é passar por isso.

Carla Souza de Almeida
1°e 2° A Noturno
Colégio Centenário

Unknown disse...

o racismo,ou preconceito, e um dom maligno que todos nois temos um pouco felismente este dom nois não temos precomceito porque samos todos iguais.

GOLEGIO; estadual centenario
SERIE:1E2 TURMA:A
ALUNOS:ELIOMAR CAFÉ E JOELSON ALVES.

Unknown disse...

o racismo,ou preconceito, e um dom maligno que todos nois temos um pouco felismente este dom nois não temos precomceito porque samos todos iguai;
COLEGIO:ESTADUAL CENTENARIO
SERIE:1E2 TURMA:A
ALUNOS:ELIOMAR CAFÉ E JOELSON ALVES.

Anônimo disse...

eu gostaria de fala negro do brasilco

Anônimo disse...

Eu gostaria de fala negro do brasileiro.

Miraldo 1/2 A